1906 Reserva EspecialDepois de um longo e forçado jejum de posts, cá estou novamente. Dessa vez vou pegar rabeira no último post do Samuel e escrever sobre a cerveja que experimentamos da Hijos de Rivera, a 1906 Reserva Especial.

Eu tenho de confessar que a minha experiência com Lagers me faz ficar com um pé atrás toda vez que vou experimentar uma. Algumas vezes eu me surpreendo bastante, como dessa: considerando que o preço foi irrisório (dezessete reais por seis cervejas e um copo) e a cerveja é boa, o custo benefício foi um dos melhores que eu já vi.

Ela foi lançada em 2006, durante as comemorações do centenário da Hijos de Rivera, quando estava presente o rei da Espanhã, Juan Carlos.  Parece, no entanto, que o nome ‘reserva especial’ só diz respeito a isso, não encontrei em lugar algum referências a ela usar algum ingrediente especialmente selecionado ou algo do gênero.

Aliás, falando em ingredientes, ela não se adeqüa a nenhuma lei de pureza. Utiliza milho em sua composição. Apesar disso, não tem gosto de milho- diferente do que acontece com algumas cervejas- e não omite essa informação no rótulo (alguns rótulos falam de ‘cerais não maltados’, sem especificar).

O cheiro dela é intenso, assim que abrimos a garrafa já deu pra sentir. E, além de forte, é um cheiro gostoso. O gosto acompanha, mas tem um pequeno problema, que é a acidez. Mas é algo que pode ser relevado. A cor não tem nada de muito especial, não é nem boa nem ruim. A espuma é gostosa e até que dura bem.

No fim das contas, é uma cerveja que vale a pena, especialmente se considerarmos que custa pouco. E o fato de ser uma Lager a torna fácil de beber para quem só é acostumado com as cervejas ‘normais’ que se pode acha em qualquer boteco.

1906 Reserva Especial

Tipo: Lager

Álcool: 6.5%

Cervejaria: Hijos De Rivera, S.A.; La Coruña, Spain